quarta-feira, 15 de abril de 2015

Cronograma Capilar: O que é?

E aí, lindezas? Bem-vindos ao primeiro post (se tudo der certo, de muitos) do meu blog "O Sabor da Cor"
Muita gente me pede dicas sobre cuidados capilares e me pergunta sobre como eu mantenho o meu cabelo... então decidi juntar tudo que eu sei e o que eu pesquisei num lugar só pra compartilhar cazamigas e amigos que me pedem socorro. 
Espero poder ser de alguma ajuda para vocês. =)
Este também é o primeiro post de uma série, onde eu tentarei explicar pra vocês o que é o Cronograma Capilar, pra que ele serve, como funciona e como seguir. Então apertem os cintos, e vambora!

~*~


Quando você começa a correr atrás de tratamentos para trazer de volta à vida aquele seu cabelo que tá pela hora da morte, um dos conselhos que mais vai aparecer por aí é: "Comece um cronograma capilar!!!"

Mas o que afinal é esse cronograma?
Cronograma Capilar é um método de tratamento que divide os cuidados que você precisa ter com seu cabelo num cronograma (Mas cê jura, Natasha?!) para que seu cabelo possa voltar a ter a saúde natural dele. É dito que para reverter as agressões químicas e do dia-a-dia você precisa repor certas coisas que o cabelo perde devido à elas.

Mas como repor?
O Cronograma é divido em três etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Cada etapa é desenvolvida com um objetivo, mas todas elas são necessárias para a manutenção plena das outras. Cada etapa é vital para a saúde do seu cabelo e para o sucesso do cronograma.
E para montar o cronograma você precisa saber do que o seu cabelo mais precisa naquele momento, e o que é melhor espaçar mais. Cada cabelo funciona com um cronograma e um tempo de pausa diferentes, então não adianta você pegar um cronograma de base da internet e segui-lo como se fosse a verdade absoluta e reclamar que não deu certo.
Eu coloquei um cronograma base, com um tempo de pausa base, para vocês terem por onde começar a montar um que se adapte melhor ao seu cabelo, e você terá SIM que adaptá-lo.
Eu transcrevi também o meu próprio cronograma para vocês terem uma noção das adaptações feitas para o meu cabelo. E não adianta você seguir o meu cronograma cegamente também. Seu cabelo pode não precisar tanto de nutrições como o meu, ou precisar de mais reconstruções com queratina, ou ainda não ser legal dar dois dias de pausa, precisar de mais ou menos dias. Não é porque deu certo no meu cabelo que vai dar certo no seu da mesma forma.

CRONOGRAMA BASE - TEMPO DE PAUSA DE UM DIA
1ºCiclo
Hidratação
Hidratação
Nutrição

2ºCiclo
Hidratação
Nutrição
Nutrição

3ºCiclo
Hidratação
Nutrição
Reconstrução

4ºCiclo
Hidratação
Hidratação
Nutrição


CRONOGRAMA NATASHA - TEMPO DE PAUSA DE DOIS DIAS
1ºCiclo
Nutrição
Hidratação
Nutrição

2ºCiclo
Nutrição
Hidratação
Reconstrução sem queratina
3ºCiclo
Nutrição
Hidratação
Nutrição

4ºCiclo*
Nutrição
Hidratação
Reconstrução com queratina
*Ao final do 4º Ciclo eu acidifico meu cabelo para selar as cutículas.

Ao final do 4º ciclo você deve voltar ao início do cronograma e repetir ad aeternum.

Para que serve o tempo de pausa?
O tempo de pausa serve para que o ativo que a máscara de tratamento depositou nos fios tenha tempo de fazer efeito. E o tempo que você der de pausa entre um tratamento e outro é o tempo que o ativo ficará fazendo efeito.

E quando eu devo parar o cronograma?
Idealmente? Nunca. Uma vez que seu cabelo sofre algum tipo de tratamento químico, ele vai ter perdido parte de sua integridade e não vai voltar ao normal sozinho. E não adianta você seguir o cronograma até o final do 4º Ciclo, achar que o cabelo tá okay, e parar. Se você fizer isso, seu cabelo vai voltar àquela condição deplorável em pouco tempo.
Repito: Uma vez que o fio sofre algum tratamento químico, ele não volta mais ao normal e vai precisar de tratamento para sempre, ou até que você corte fora toda a parte que foi afetada e não volte a fazer nenhum procedimento nele.
E mesmo assim, até num cabelo virgem o cronograma é uma coisa boa e deve ser considerado.

E eu uso exatamente o que pra seguir esse cronograma?
Máscaras de tratamento, receitas caseiras e óleos 100% vegetais.
Shampoo, condicionador, leave-in e afins não entram como nenhuma etapa do cronograma. Obviamente eles são de extrema importância para a manutenção de um cabelo saudável, mas não entram em nenhuma parte do cronograma.
Então não adianta comprar um condicionador hidrante e achar que está cumprindo a etapa de Hidratação do cronograma, porque você não está e não me engana, miga (e nem o seu cabelo).
Comprar um bom shampoo sem sal, sem petrolátos e com bons ativos já é um ótimo começo, e teste também se pra você o melhor é usar um shampoo com ou sem sulfato. Um condicionador que realmente condicione e dê uma leve acidificada nos cabelos também é bom, então invista num condicionador bom, com um ph mais baixo,  sem componentes ruins e com ativos bons. Com o leave-in e reparadores de ponta, a mesma história: invista num que funcione bem com você e que seja livre de componentes que não são indicados para uso rotineiro.
Um outro adendo que eu gostaria de fazer é sobre a ordem que os produtos devem ser usados. Vejo muita gente usando o condicionador e depois a máscara de tratamento, e não é assim que se deve usar. Usando-se dessa forma você despotencializa os produtos.

A ordem correta é:

Shampoo ->  Máscara de tratamento ->  Condicionador ->  Leave-in e reparador de ponta.

Por que?
Porque o shampoo vai abrir as cutículas dos fios, limpá-los e deixá-los prontos para receber o tratamento. A máscara então irá repor o que o cabelo perdeu, e o condicionador irá fechar as cutículas abertas pelo shampoo, deixando o que a máscara depositou dentro dos fios lá dentro. O leave-in e o reparador devem ser usados após o excesso de água ter sido retirado dos fios com uma toalha e então aplicado de forma uniforme (mas sem exagero para não deixar o cabelo pesado) para que eles protejam os fios das agressões até a próxima lavagem.
E uma última coisa sobre a forma de lavar os cabelos... Idealmente passe o shampoo apenas na raiz, e deixe a espuma que se formou na raiz limpar o resto dos fios enquanto ela cai sobre eles, não há necessidade de esfregar o shampoo no comprimento do cabelo. Já com o resto dos produtos capilares, o ideal é não passar na raiz. Então mantenha a máscara, o condicionador, o leave-in e o resto dos produtos longe da raiz e apenas aplique-os no comprimento.

E agora que você já sabe a importância de um cronograma capilar e o que ele é... Próxima vez que nos falarmos vou explicar cada etapa, tim tim por tim tim, explicando direitinho no que elas consistem, para que cada uma serve, o que usar e como identificar se é algo que seu cabelo esteja precisando.

É de extrema importância que todas as etapas sejam cumpridas. Uma depende da outra para que todas consigam ter sucesso. E para o pleno sucesso é importante que vocês também adaptem o cronograma ao que vocês precisam, e eu sei que estou sendo repetitiva, mas é para tentar gravar na mente de vocês que o cronograma certo depende do cabelo de cada um e do que cada um precisa. Você precisa aprender a reconhecer os sinais que o seu cabelo manda para você, e assim tratá-lo da maneira que ele merece.
Bom cronograma para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário