quarta-feira, 29 de abril de 2015

Cronograma Capilar: Nutrição

Esse é o terceiro post da série sobre cronograma Capilar.
Você não viu ainda os dois primeiros? Então corre lá!

~*~

Essa etapa é a responsável pela reposição lipídica dos fios. Ela vai devolver a "gordura" e os nutrientes que o fio foi perdendo devido às agressões.
Sem nutrir os fios, a hidratação não vai se manter, e como já falamos antes, hidratar o cabelo é "um pouquinho só" importante.
Ela vai devolver o brilho ao cabelo, deixá-lo com menos frizz e mais sedoso.
A nutrição, assim como a hidratação, ajuda a devolver a elasticidade natural do cabelo e evita a quebra. Então, se o seu cabelo está cheio de frizz, sem brilho, poroso, áspero, com aquelas pontinhas brancas e quebrando por esse motivo, invista nessa etapa.
Uma outra dica: Se por acaso você tem problemas com nós e seu cabelo embaraça muito fácil, tente fazer nutrições mais fortes e mais frequentemente. Comigo pelo menos deu conta do recado!

E é nessa etapa que fazemos a tão falada Umectação.

Mas o que é umectação?
Antes de mais nada quero deixar bem claro que para fazer umectação você precisa de óleos vegetais 100% puros. Ou seja, óleo misturado com óleo mineral, ou silicone ou com qualquer outra coisa não serve. Não adianta tentar umectar o cabelo com aquele "óleo extraordinário" da Elseve ou aquele "MorrocanOil" que não vai dar certo, e ainda capaz de deixar seu cabelo pesado e oleoso.
Também é possível usar manteigas 100% vegetais e puras para a umectação do cabelo. 
E pode sim misturar óleos e manteigas entre si numa mistura só e fazer a umectação com mais de um óleo e manteiga ao mesmo tempo.
O procedimento é mais simples impossível, e o cabelo não precisa estar limpo. 
Você aplica uniformemente o óleo, a manteiga ou a mistura nos fios, da raiz até as pontas. Sature bem os fios, sem medo. Deixe por no mínimo uma hora, e depois lave os cabelos normalmente. 
Eu não vejo necessidade de passar uma máscara de tratamento após a umectação. 
Tem pessoas que preferem tirar o óleo apenas com o condicionador, como o Yamasterol, e tem pessoas que preferem lavar com o shampoo e depois condicionar. Ambas as formas tiram o óleo do cabelo, não se preocupem, mas tenham certeza que tiraram bem todos os resíduos antes de se darem por satisfeitos.
Tem gente que dorme com a mistura da umectação no cabelo. Mas eu, particularmente, não aconselharia essa prática de forma rotineira.  Claro, uma vez ou outra não tem problema. O problema começa quando você se acostuma a fazer umectação noturna muito rotineiramente, como uma vez por semana ou em intervalos de tempo muito curtos.

Por que? 
Porque faz mal para o couro cabeludo mantê-lo "molhado" por tanto tempo, e quando você mantém o couro cabeludo molhado e abafado por muito tempo de forma rotineira, você pode acabar tendo problemas com queda e mofo. Queda nunca é legal, mofo menos ainda.
Uma coisa que eu sempre vejo pessoal perguntando é se pode usar azeite e óleo de cozinha (soja, girassol, etc.). Desde que ele seja 100% vegetal e puro, pode. Mas o azeite tem que ser o extra-virgem por causa da acidez, e é senso comum que umectação com um bom azeite pode fazer milagres. Já os óleos de cozinha, pelo que eu li em resenhas pela internet a fora, as propriedades deles não são muito boas e os fios normalmente não recebem muito bem esse tipo de umectação. Então, se fosse eu, nem me incomodaria muito sobre testar umectação com óleo de cozinha.

Procure produtos com os seguintes componentes na composição:

  • Nome do extrato, sendo ele popular ou cientifico, seguido por "Oil" ou antecedido por "Óleo" (como por exemplo "Avocado Oil" ou "Óleo de abacate", "Argania Spinosa Oil" ou "Óleo de Argania Spinosa" ou ainda "óleo de argan", e afins.); 
  • Nome do extrato, sendo ele popular ou cientifico, seguido por "Butter" ou antecedido por "Manteiga" (como por exemplo "Shea Butter" ou "Manteiga de Karité", "Murumuru Butter" ou "Manteiga de Murumuru" ou ainda "Astrocaryum Murumuru Seed Butter", e afins)
  • Ceramidas
  • Glicerídeos, seno o nome da semente/fruto/planta/noz seguido ou antecedido por "glicerídeo" ou "glyceride" (como por exemplo "Almond Glycerides" e afins)
 Gostaria de fazer um adendo aqui sobre ceramidas (que provavelmente será repetido na etapa de reconstrução, então bear with me.)
Ceramida é o composto responsável pela barreira de permeabilidade da pele e da fibra capilar. Essa barreira evita a perda de água e nutrientes e protege o fio de eventuais danos causados no dia a dia.
Elas fazem parte da composição da fibra do fio, por isso entram na parte de reconstrução... Mas elas são responsáveis pela carga lipídica da fibra (sendo ela um composto lipideo). são elas que retém os nutrientes dentro da fibra capilar, logo elas são fundamentais também para a nutrição!


Indicações de Produtos:

(Quero deixar claro que esses são apenas alguns produtos que eu gosto e costumo usar no meu cronograma. Mais pra frente pretendo fazer uma resenha, mostrar a composição e explicar cada um dos componentes, mas por hoje fica só na indicação mesmo.)


Amend Amarula

Vou começar dizendo que essa máscara é um dos meus produtos capilares preferidos na vida!
Cheiro muuuuito gostosinho, e que agarra tanto no cabelo que mesmo depois de você já ter lavado o cabelo resta um pouco desse cheirinho amor!
Essa linha inteira é maravilhosa, e vale totalmente! Não é cara, e dá conta do recado de forma maravilhosa!
Meu cabelo fica super brilhoso, desembaraçado, soltinho... Mega amor!





OX Nutrição Intensa

Essa é outra que é ótima e barata.
Uma das melhores máscaras para nutrição no mercado nacional e você gasta no máximo 12 reais nela.
Vale a pena sim ou claro?
Além da amarula essa é uma que nunca falta aqui em  casa, e todo mundo para quem eu já a recomendei se apaixonou também.





 Vult Oil Blend

O que é interessante nessa máscara é que ela é uma espécie de nutri-reconstrução.
Seus principais ativos são para a etapa de nutrição, mas possui também ativos como arginina e sisteína, que são reconstrutores.
Eu gosto muito de máscaras nutritivas que misturam ativos reconstrutores porque eu acredito que todas as etapas estão interligadas e precisam existir juntas no cronograma para um cabelo realmente saudável. E ativos reconstrutores em um cabelo saudável podem acabar causando certa rigidez na fibra quando usados com muita frequencia, mas quando ligados a ativo nutritivos ou hidratantes isso não acontece. O cabelo absorve o melhor dos dois mundos.
Moroccanoil

Vamos lá! Moroccanoil funciona? Funciona sim.
É bom? É sim.
Mas é possível achar máscaras tão boas quanto e que não custam 300 reais? É possível sim.
Eu já tive a oportunidade de usar essa máscara da tampa laranjinha, e realmente é uma nutrição maravilhosa! Mas eu não gastaria tanto dinheiro nessa máscara.
Agora... se você tem o dinheiro para gastar nela e não se importa com o preço, vai fundo. Ela realmente é boa.



Agora os meus óleos e manteiga preferidos...

Manteiga de Karité

Eu acho ela uma das manteigas mais fáceis de se lidar e misturar com óleos e cremes, e só isso já é um ponto positivo.
Além disso ela é a que teve o melhor resultado no meu cabelo entre as manteigas que eu já testei. Então quando eu compro, invisto nela pela facilidade e resultados.



 Azeite de Oliva Extra Virgem Andorinha

Eu gosto muito de azeite para umectação, e recomendo a marca Andorinha simplesmente porque em todos os testes feitos para comprovar a veracidade do que marcas de azeite dizem ser óleo extra-virgem, a andorinha foi uma das poucas que sempre passou.
Quando se trata de cabelos, o ph dos produtos que passamos conta muito, e o ph do azeite extra- virgem é o ideal. Por essa razão a recomendação da marca.






Óleo de Coco

É importante que qualquer óleo que você compre seja 100% vegetal e puro.
O óleo de coco é um dos meus preferidos principalmente pelo resultado que ele tem e pela diversidade de formas em que ele pode ser usado.
Eu uso óleo de coco misturado com manteigas, misturados com outros óleos, misturados com máscaras e em outras receitas. E em todas ele se comporta muito bem!
Eu também adoro cheiro de coco, e gosto que o cheiro dele se mantém mesmo sendo misturado com outras coisas.



Óleo de Uva

Ele é um dos óleos que deixa o meu cabelo mais soltinho, mas tenho que admitir que além disso um dos motivos para ele ser um dos meus preferidos é porque eu o uso para perfumar receitas ou mascarar cheiros de outros produtos, porque tem algumas coisas e algumas receitas que tem um cheiro péssimo apesar de ter um resultado maravilhoso.
O óleo de uva tem um cheiro de uva muito forte e ele consegue mascarar cheiros não tão bons... Então... sempre bom tê-lo em casa!





Óleo de Ricino

Pois é... Ele é um laxante sim encontrado em qualquer farmácia desse Brasil.
Ele também tem um cheiro horroroso! (Olha aí onde entra o óleo de uva também! hahaha)
Mas o brilho que esse óleo dá pro cabelo não é desse mundo! É absurdo! Não tem óleo que deixe meu cabelo com tanto brilho quanto ele.
Ele tem vários pontos negativos, mas pelo menos para mim os positivos vencem.





 E por fim...


Mel

Mel é ceramidas...
Ceramidas são responsáveis pela carga lipídica e por manter os nutrientes dentro da fibra capilar.
Preciso dizer mais alguma coisa?





Receitas Caseiras:

A Umectação que eu expliquei um pouquinho mais pra cima é a principal "receita caseira" que eu tenho aqui nessa etapa para vocês.
Mas posso passar para vocês a minha misturinha preferida:

Eu gosto muito de pegar uma colherzinha de manteiga de karité, misturar com uma colher de mel, uma colher de óleo de ricino e uma colher de óleo de uva. Aqueço um pouquinho só para amolecer, e enluvo o cabelo com a mistura. Deeeeixo pelo tempo que eu puder... E depois lavo normalmente.

Outra que gosto muito de fazer é misturar o óleo de coco com mel e creme de tratamento... Ou simplesmente usar o óleo de coco e o mel puros no cabelo. Mas também aqueço um pouquinho só para facilitar a aplicação.

O azeite de oliva eu prefiro usar sozinho, mas não tem problema nenhum misturar com outros óleos e manteigas se você quiser.

~*~

Bom, espero que essas dicas tenham sido uteis e que eu tenha trazido alguma informaçãozinha nova ou interessante para vocês!
Até o próximo post, amores! Lá falaremos sobre a Reconstrução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário