quarta-feira, 13 de maio de 2015

Cronograma Capilar: Reconstrução

Esse é o quarto post da série sobre Cronograma Capilar!
Vocês já deram uma olhada nas outras três postagens??

 ~*~*~


A etapa "RECONSTRUÇÃO" é responsável pela reposição de massa dos fios.
Ele vai devolver as proteínas que foram perdidas durantes as agressões, e é a etapa que realmente vai mexer com a "estrutura" capilar.
Quem passa por procedimentos químicos no cabelo como descolorações e tinturas precisam mais dessa etapa do que alguém com cabelo virgem.

Por que? 
Porque para retirar os pigmentos do seu cabelo você precisa abrir as escamas dos fios e isso acaba retirando muito mais do que apenas os pigmentos naturais e mexe com a estrutura dos fios, já que as proteínas das quais os cabelos são feitos acabam sendo removidas junto.
Para tingir as madeixas de outra cor é preciso retirar os pigmentos naturais para depositar os falsos, então o pessoal que usa tinturas com peróxido tá no mesmo barco dos descoloridos.

O cabelo humano é composto por diversas proteínas e aminoácidos, sendo a sua maior parte pela queratina (85%), mas não é por isso que você vai acreditar no que o pessoal fala por aí, que a queratina é a salvadora da pátria e que não tem problema nenhum usá-la como se não houvesse amanhã.
Essa etapa é muito importante, mas também a mais complicada, pois em excesso ela pode endurecer o cabelo demais e causar problemas. O ideal é você testar o que funciona melhor com você e pegar leve na queratina, por via das dúvidas.
Pense assim: a queratina serve como base para o cabelo, mas ela é a responsável por manter o cabelo "durinho". Afinal, as unhas são feitas de queratina também, e os chifres de muitos animais TAMBÉM. E lembra do que eu disse sobre o cabelo precisar de um pouco de elasticidade para evitar a quebra? Então... Excesso de queratina, principalmente, pode deixar o cabelo duro demais, seco, e causar a tão temível quebra.

Resumindo, reconstruir o cabelo é necessário, mas tem que ser feito com cautela, não exagerar na queratina e nem achar que ela sozinha vai repor toda a massa que o fio perdeu.
E dá sim pra fazer reconstruções e reposições de massa sem queratina. Eu mesma faço duas reconstruções por ciclo do cronograma, uma com e uma sem queratina, e isso funciona para mim.

E como fazer uma reconstrução sem queratina? 
É só você usar receitas e/ou produtos que tenham componentes reconstrutores e repositores de massa, mas que não contenham queratina. Simples.

Então como eu vou saber se meu cabelo está precisando de mais reconstruções ou reconstruções mais pesadas ou se ainda é pra eu maneirar em qualquer tipo?
Se o seu cabelo estiver poroso, a reconstrução junto com a nutrição vai ajudar a resolver esse problema.
Se o seu cabelo estiver "elástico", ou seja, com elasticidade excessiva, parecendo uma borracha, chiclete mascado, esticando e não voltando a forma original e/ou quebrando de tanto que esticou, seu cabelo precisa de reconstrução e reposição de massa PRA ONTEM. E nesse caso em específico, não fique com medo de pesar a mão na queratina, porque é ela que vai resolver esse problema.
Quem estiver a beira do corte-químico, ou passando por um, também tem que abusar da reconstrução. Sem dó nem piedade. Se joga, miga.
A parte do aviso para maneirar na queratina é pensando num cabelo relativamente saudável, não num cabelo que perdeu toda a integridade da estrutura num processo químico. Nesses casos, por favor, POR FAVOR, ignorem esse aviso em específico. Obrigada.
Mas não fiquem com tanto medo a ponto de não querer nem chegar perto das reconstruções, porque sem massa o cabelo não vai conseguir reter a hidratação ou a nutrição que você aplicou.

Na etapa de reconstrução você vai procurar proteínas, aminoácidos e ceramidas. Então...

Procure produtos com os seguintes componentes na composição:

  • Queratina (Keratin); 
  • Creatina (Creatine); 
  • Arginina (Arginine); 
  • Cisteína (Cysteine); 
  • Lisina (Lysine); 
  • Prolina (Proline); 
  • Colágeno (Collagen); 
  • Proteínas hidrolizadas (na composição normalmente achará como "hydrolyzed" seguido pelo nome da proteína, como por exemplo "Hydrolyzed Keratin", mas poderá achar também como "nome da proteína" seguido por "hidrolizada", assim como "Queratina Hidrolizada" e afins); 
  • Proteínas vegetais (na composição você achará como "nome da planta" seguido por "Protein" ou "Hidrolyzed Protein", ou em português como "Proteína" ou "Proteína Hidrolizada" seguidos por "nome da planta",como por exemplo "Hydrolyzed Wheat Protein" ou "Proteína hidrolizada de trigo" e afins); 
  • Aminoácidos vegetais (na composição você achará como "nome da planta" seguido por "amino acids", ou em português como "aminoácidos" seguidos por "nome da planta", como por exemplo "Wheat Amino Acids" ou "Aminoácidos do trigo" e afins);
  • Mel (honey); 
  • Tutano (Marrow); 
  • Gelatina (Gelatin)

Gostaria de fazer um adendo aqui sobre ceramidas (que já fiz na etapa de nutrição mas preciso repetir agora, então bear with me.)
Ceramida é o composto responsável pela barreira de permeabilidade da pele e da fibra capilar. Essa barreira evita a perda de água e nutrientes e protege o fio de eventuais danos causados no dia a dia.
Elas fazem parte da composição da fibra do fio, por isso entram na parte de reconstrução... Mas elas são responsáveis pela carga lipídica da fibra (sendo ela um composto lipideo). são elas que retém os nutrientes dentro da fibra capilar, logo elas são fundamentais também para a nutrição!

 

Indicações de Produtos: 

(Quero deixar claro que esses são apenas alguns produtos que eu gosto e costumo usar no meu cronograma. Mais pra frente pretendo fazer uma resenha, mostrar a composição e explicar cada um dos componentes, mas por hoje fica só na indicação mesmo.)


 RMC Azul Amend

 O Repositor de Massa Capilar da embalagem azul da Amend é  a salvação pra muitos cabelos que estão em condições deploráveis, elásticos, quebrando, sem massa e a beira do corte químico.
É uma das reconstruções mais potentes no mercado nacional, e por isso é bom ter cuidado com ela, porque em excesso em um cabelo saudável ela pode causar efeito rebote e ter aquele probleminha que eu mencionei ali em cima sobre equilibrio e excessos.
Mas é uma máscara maravilhosa e vale a pena manter no estoque de produtos em casa!





Reconstrução Profunda OX

Essa é daquelas boas e baratas. Dificilmente você achará essa máscara por mais de 15 reais. Normalmente eu compro por volta dos 10 até 12 reais.
É a que eu normalmente uso para a minha etapa de reconstrução. Ela não é tão potente quanto o RMC, mas nem deve ser. Essa é uma máscara para a manutenção do cronograma, enquanto o RMC é uma máscara para trazer um cabelo doente de volta a saúde. São propósitos diferentes, mas ambas cumprem o seu papel muito bem!



Keratin Effects ElisaFer

Ela tem o mesmo perfil da máscara de reconstrução da OX, e é uma média de 10 reais mais cara que ela.
É uma das máscaras a qual eu também recorro e uso nessa etapa em meu cronograma.


 Queratina Líquida Novex

Eu me arrisco a dizer que é o único produto dessa marca que é decente e vale comprar.
Ela tem uma textura mais em gel, o que ajuda na aplicação dela pura, caso o seu cabelo precise, e é tão potente quanto uma queratina líquida deve ser.
É um bom produto e pra quem está precisando passar a queratina pura direto no cabelo, é mais indicado do que a minha próxima indicação.

 Queratina Líquida BioExtratus

O que eu gosto da queratina líquida da BioExtratus é que é uma das mais concentradas do mercado.
Eu normalmente prefiro essa à da Novex porque eu não passo queratina pura direto no meu cabelo, eu batizo algumas receitas com algumas poucas gotas, e essa embalagem de conta gotas me permite ter a medida exata que eu estou colocando na receitinha.

 Gelatina sem sabor e incolor

Não importa a marca que você use, o importante é ser sem sabor e incolor!
Não pode ser com sabor ou colorida pois essas possuem corantes e podem manchar seu cabelo.
(Além de corantes alimentícios poderem causar mofo no cabelo)
A gelatina é algo que você pode usar para receitas caseiras de reconstrução que vão te deixar de queixo caído sobre a funcionalidade!


 Mel

Mel é ceramidas... Ceramidas são importantes tanto pra reconstrução quanto pra nutrição para manter a carga lipídica do fio.
Então né?
Use e abuse!





Receitas Caseiras

A minha preferida, e que eu uso rotineiramente nessa etapa, é a receita de reconstrução com gelatina!
Para ela você vai precisar de:
  • 1 pacote de gelatina sem sabor e incolor
  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de creme de reconstrução (você pode mudar para um creme de nutrição ou hidratação se quiser uma reconstrução mais leve)
  • 4 gotas de queratina líquida (opcional, se eu estou fazendo reconstrução sem queratina, não a uso)
  • 1 colher de chá de óleo de uva (opcional, eu uso para dar um cheirinho gostoso)
Dissolva a gelatina em 4 colheres de água fervente.
Aqueça o mel para deixa-lo mais fácil de misturar.
Misture a gelatina dissolvida, o mel, o creme, a queratina e o óleo até obter uma mistura homogênea.
Enluve as mechas do cabelo com a mistura ainda quente, conforme ela for esfriando vai começar a gelatificar e ficará um pouco mais dificil para passar. Se por acaso a mistura começar a endurecer antes de você ter passado no cabelo inteiro não tem drama... Se você esfregar na mão o creme/gelatina ele volta a ter consistência de creme.
Deixe no cabelo por pelo menos uma hora. Pode ficar mais.. Eu passo e esqueço que estou com a mistura no cabelo.
Não se assuste se a mistura te deixar com uma touca de gelatina, é perfeitamente normal! Quando você entrar no banho parar tirar a mistura a água morna do chuveiro irá amolecer a mistura e será como tirar um creme mais consistente.

~*~*~

Ao fim do cronograma eu costumo acidificar o cabelo. 

O que é isso?
É usar uma substância mais ácida que o ph do cabelo para fechar as cutículas capilares, fazendo com que ele mantenha seus componentes naturais e o que você repôs dentro dele, e também o deixando com mais brilho... Afinal... Cutículas fechadas refletem melhor a luz, reflentindo melhor a luz... TCHARAM! Mais brilho! =D

Como eu faço isso?
Você pode usar um acidificante comprado em farmácias e perfumarias, ou você pode fazer uma mistura de vinagre de maçã e água.

Por que vinagre de maçã? Não posso usar outro?
Não. Tem que ser vinagre de maçã ou suco de limão natural. (Não pode comprar os de caixinha e achar que dá pra usar!!!!)
Os outros possuem álcool e podem ressecar o cabelo. Então, estamos entendidos???!?!!

Como eu faço essa mistura?
Quando eu aprendi essa mistura pela primeira vez que a mistura deveria ser uma parte de vinagre para 3 ou 4 de água (dependia muito de quem falava)
Resolvi então ir conversar com uma ámiga minha que está se formando em bio-química e farmácia na faculdade.
O ph do vinagre é por volta de 2.9 a 3
O ph da maior parte dos acificantes encontrados em farmácias e perfumarias é de 2.8
Chegamos a conclusão de que diluir tanto assim o vinagre não seria algo muito inteligente de se fazer, pois o seu ph puro já estava na média do ph dos acidificantes de farmácia.
Perguntei até onde poderia dissolver o vinagre sem que seu ph fosse muito comprometido. (Pensando mais em diluir o vinagre por causa de seu cheiro residual)
Ela disse que o ideal seria diluí-lo até no máximo 1 parte de água e 1 parte de vinagre, ou seja, meio a meio é o máximo que poderia ser diluido sem comprometer tanto assim o ph.
Eu normalmente uso nas minhas misturas ou partes iguais de água e vinagre, ou 2 partes de vinagre para 1 de água.

E com suco de limão?
O ph do suco do limão varia de 2 a 2.4, normalmente.
Então o ideal é mistura-lo em pelo menos 2 partes de água para 1 de suco de limão, podendo adicionar mais água em até 4 partes para 1.

Como acidificar?
Eu faço de duas formas.
Ou eu só acidifico, ou seja, só enxaguo com essa mistura o meu cabelo ao final da última etapa do cronograma, no último enxague.
Ou eu faço uma Reconstrução Ácida.

O que é Reconstrução Ácida?
A receita é a seguinte:
  1. Lave o cabelo com seu shampoo ou com um shampoo reconstrutor. Enxague com água normal... E depois enxague com a mistura caseira de vinagre/limão e água.
  2. Passe a máscara ou receita reconstrutora... Enxague com água normal... E depois com a misturinha.
  3. Passe seu condicionador ou um condicionador reconstrutor. Enxague com água normal... E depois mais uma vez com a mistura.
  4. Não enxague essa mistura.
Mas meu cabelo vai ficar fedendo a vinagre!
Não vai.
Passe um leave-in, e quando o cabelo secar o cheiro do vinagre já vai ter desaparecido e o único cheiro residual será o do leave-in.
Se mesmo assim o cheiro persistir, você tem duas opções.
  1. Borrifar um pouco de perfume numa escova de cabelo e pentear o cabelo seco com ela. O lado negativo é que isso só funciona com cabelos lisos, então se esse não for seu caso e o leave-in não tiver dado conta do cheiro do vinagre, tente o método 2.
  2. Coloque umas gotas de essência de baunilha ou de óleo de uva na mão, espalhe bastante e passe as mãos pelo cabelo. Garanto que o cheiro do vinagre não estará mais ali!

É de extrema importância que todas as etapas sejam cumpridas. Uma depende da outra para que todas consigam ter sucesso. E para o pleno sucesso é importante que vocês também adaptem o cronograma ao que vocês precisam, e eu sei que estou sendo repetitiva, mas é para tentar gravar na mente de vocês que o cronograma certo depende do cabelo de cada um e do que cada um precisa. Você precisa aprender a reconhecer os sinais que o seu cabelo manda para você, e assim tratá-lo da maneira que ele merece.
Bom cronograma para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário