quarta-feira, 20 de maio de 2015

Petrolatos


Oi lindezas da minha vida!
Essa semana vamos falar sobre um assunto polêmico e de extrema importância quando você entra nesse mundo novo da química capilar: O uso de PETROLATOS.

Normalmente quando você começa a mexer com a estrutura natural do seu cabelo tudo parece diferente, e você parece estar em constante risco de perder o cabelo que está na sua cabecinha. Você tem que se preocupar com a qualidade do descolorante e da água oxigenada, com a qualidade da tinta e, depois que o cabelo está tingido, com a recuperação dele. (Que idealmente seria feita com o CRONOGRAMA CAPILAR.)

Mas que produtos usar e que produtos não usar? Afinal, você também precisa tomar cuidado com eles, porque é só fazer uso de um produto errado que meses e meses de cuidado vão pelo ralo. Às vezes literalmente rs.
Existem alguns produtos que temos que ter mais cautela na hora de usar, e como todo bom colorido você também acabará pegando a maniazinha de ler a composição de tudo que você passará no cabelo.
Falar sobre petrolatos é algo complicado, já que existem mil e uma pessoas falando coisas diferentes sobre o que são, se deve-se ou não cortar o uso, para que servem e se causam mal.
Essa é apenas a minha experiência com eles e tudo o que eu falo aqui é fruto de pesquisa e dos anos que eu passei e passo cuidando do meu cabelo, que é descolorido e tingido.

Então vamos começar por partes:

"O que são petrolatos?"

Petroláto é o nome que comumente chamamos todos os componentes emolientes a base de petróleo que a indústria cosmética costuma usar nos produtos.

- Pausa para explicação:
"Para que serve um componente emoliente?"  
Esses componentes dão emoliencia aos fios, ou seja, deixam eles mais soltos, com uma textura macia, e ajudam a reter hidratação e também ao cabelo não embaraçar.

Agora você me pergunta: 
"Se eles servem pra dar uma textura macia, ajudam a reter hidratação, ajudam o cabelo a não embaraçar e todo o resto, por que eu tenho que fugir deles?"
Eu te respondo, jovem padawan. Não é para fugir de componentes emolientes, apenas dos à base de petróleo.
E "por que?" você me pergunta. Eu respondo também: Na realidade eles não possuem nenhuma propriedade hidratante de verdade. Também não servem nem pra nutrir e nem pra reconstruir.

Mas aí surge outra pergunta:
"Se não serve pra nada, por que as indústrias usam?!"
Ora, pequeno gafanhoto, porque é barato. Capitalismo move o mundo, meu bem.
A produção desse componente é extremamente barata, e ao usá-lo na composição, o preço do produto também cai absurdamente.

Mas eu sei o que você está pensando...
"Tá, mas até agora você não me deu um motivo real para não querer usar esses produtos."
Tá aqui seu motivo: Eles fazem apenas uma maquiagem no seu cabelo. No começo tudo serão flores. Seu cabelo vai ficar lindão, macio, brilhante e tudo mais. Mas esses produtos não são solúveis em água, ou seja... Eles vão começar a se acumular nos seus fios, e quando isso acontecer os fios estarão tão saturados que nenhum produto que realmente faz bem e os trataria de forma que eles voltem a ser saudáveis vai conseguir entrar.
É como se eles estivessem "selados". Esses petrolátos criam essa capa no fio e até a água que deveria poder entrar no fio pra fazer o básico do básico da hidratação não vai conseguir.
E aí o que acontece? Seus fios ficam ressecados, pesados e você vai ficar com aquela sensação de que aquele produto parou de fazer efeito no seu cabelo. Agora você sabe que não é que o produto perdeu suas propriedades ou que seu cabelo "viciou" nesse produto, mas sim que seus fios estão entupidos de petrolátos e nada mais consegue passar das escamas dos fios pra tratar deles.
As empresas, logicamente, dizem que ele não faz mal, que ele cria uma camada de proteção no cabelo, que ajuda na lubrificação dos fios e mais mil maravilhas. Mas a gente sabe que essa "camada de proteção" não é tão legal como eles fazem parecer ser. Na verdade ela só vai te atrapalhar.

"AHMAGAAAD... QUE QUE EU FAÇO AGORA??? NÃO VAI SAIR NUNCA MAIS? TENHO QUE CORTAR?!?!!?"

Relaxa, meu amor. Pra tudo tem solução.
Um bom anti-resíduos vai tirar tudo isso do seu cabelo. Mas sabe... Vai sair os petrolátos, vai sair a sujeira, vai sair a cor, vai sair a hidratação...
Então em vez de ficar nesse regime que algumas pessoas fazem de "Eu posso usar esses produtos contanto que eu lave com um anti-resíduos a cada X dias", e acabar perdendo toda a cor do seu cabelinho e deixa-lo mais ressecado e oco do que já estava, procure não usar esses produtos. Tem vários produtos no mercado que são livres de petrolátos, e não são mais caros que o usual.

Outra questão que eu queria abordar aqui é a seguinte:
"Shampoo com sulfato livra o cabelo do acúmulo de petrolátos?"
Então... Shampoo com sulfato normal, desses que a gente usa no dia-a-dia, não vai tirar todo o acúmulo. Pode melhorar um pouco a situação, mas não vai tirar tudo. Para poder realmente resetar o seu cabelo precisa SIM de um anti-resíduos. O sulfato presente no shampoo normal não é forte o suficiente para conseguir limpar os fios de tanto derivado de petróleo.

"Você já usou petrolátos? Como ele era antes? E que diferença fez depois que você cortou os produtos que fazem uso desses componentes?"

Lógico que já! Quem nunca lavou o cabelo com um seda na vida que atire a primeira pedra!
Na vida as coisas acontecem na base da tentativa e erro, meu padawan. Eu aprendi a cuidar do meu cabelo usando muita porcaria e vendo o que dava certo com ele e o que só piorava. E no começo também achei que petrolátos não faziam tão mal e o blablabla de todo mundo que se depara pela primeira vez com essa questão.
O que aconteceu comigo depois que eu decidi cortar todos os produtos com esses componentes foi o seguinte: De cara eu notei que meu cabelo não tava tão bom quanto eu achei que ele estava.. Porque né? Maquiagem saiu e eu vi finalmente o estado real do meu cabelo.
Mas depois foi só felicidade. A oleosidade do meu cabelo caiu vertiginosamente, os tratamentos começaram a fazer muito mais efeito que antes, a quebra diminuiu (talvez porque finalmente meu cabelo começou a receber o que precisava, né), e a saúde capilar veio pra ficar.
De verdade, teve um abismo de diferença na saúde do meu cabelo antes e depois que decidi cortar esses componentes da minha rotina.

Então bora olhar a composição dos produtos pra ver se eles contém essa geleia de petróleo?

Você vai achar esses componentes à base de petróleo normalmente com os nomes a seguir, mas qualquer variação desses nomes também é válida:

  • "Petrolatum";
  • "Petrolato";
  • "Mineral Oil";
  • "Óleo Mineral";
  • "Paraffinum Liquidum";
  • "Parafina Liquida";
  • "Óleo de Parafina";
  • "Vaselina";
  • "Petroleum Jelly"

O ideal é olhar a composição do seu shampoo/condicionador/máscara/leave-in/reparador de pontas/etc. e ter certeza que não tem nenhum desses nomes.
Sei que parece chatinho ficar lendo componente por componente na composição dos seus produtos antes de comprar, mas com o tempo acaba virando hábito e vai fazer uma diferença enorme na saúde das suas madeixas.
Seu cabelo vai te agradecer, miga. Prometo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário